Doppler
O Doppler Vascular é um exame fundamental para se analisar artérias e veias, com o propósito de diagnosticar todas doenças vasculares, como por exemplo, tromboses, varizes, estenoses e aneurismas, por exemplo, além de uma variedade de outros tipos de condições, incluindo coágulos sanguíneos e má circulação.
Geralmente é utilizado como uma prévia para a realização de cirurgias.
Trata-se de um exame bastante simples, indolor (sem dor), com duração de aproximadamente meia hora e que não utiliza nenhum meio de contraste nem radiação, podendo ser realizado sem problemas por grávidas.
O Doppler portanto é um ultrassom que usa ondas sonoras de alta frequência para se avaliar a quantidade de fluxo sanguíneo de diferentes partes do corpo através das artérias e vasos sanguíneos.
Estudos de circulação sanguínea vascular podem detectar o fluxo anormal do sangue no organismo e assim identificar possíveis doenças ou complicações.
Os exames de Doppler Vascular são muitos, e todos igualmente importantes para nos anteciparmos a problemas potencialmente sérios.
Doppler Vascular: O que é o Exame?
O Doppler Vascular é o exame indicado para a busca dos perigosos coágulos de sangue.
Esses coágulos, quando se fixam em uma artéria formam os trombos, que causam as tromboses. E, quando se soltam e se deslocam para outros órgãos, formam os êmbolos, que provocam as embolias.
O Ecodoppler Vascular associa as imagens da ecografia (ultrassonografia) à análise do fluxo sanguíneo, e verifica, da mesma forma, a anatomia dos vasos da região analisada.
Por oferecer imagens de muita qualidade, também auxilia na visualização de tumores e sua atividade (suprimento sanguíneo).
Além disso, a análise da anatomia mostra estreitamentos dos vasos (estenoses) e dilatações (aneurismas).
Doppler vascular: Para que serve o exame?
O ultrassom Doppler é um teste que usa ondas sonoras de alta frequência para medir a quantidade de fluxo sanguíneo nas artérias e veias, geralmente aquelas que fornecem sangue aos braços e pernas. Os estudos de fluxo vascular, também conhecidos como estudos de fluxo sanguíneo, podem detectar fluxo anormal dentro de uma artéria ou vaso sanguíneo.
Os estudos vasculares são testes que verificam o fluxo sanguíneo nas artérias e veias. Esses testes não são invasivos. Isso significa que eles não usam agulhas. Os estudos vasculares usam ondas sonoras de alta frequência (ultrassom) para medir a quantidade de fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos.
Doppler Vascular: A Importância dos Exames
O exame de Doppler Vascular identifica a localização de um problema. E, de acordo com a localização do entupimento ou do destino do deslocamento do trombo ou êmbolo, pode ocorrer de o coágulo:
- Vir de artéria pulmonar, se soltar e deslocar-se para os pulmões, quando ocorre a embolia pulmonar;
- Obstruir vaso(s) do cérebro e causar um acidente vascular cerebral (AVC);
- Obstruir vaso(s) das pernas e dos pés, e causar as tromboses. Isso também podem acontecer com os membros superiores. O exame ajuda, também, no acompanhamento de problemas com varizes.
- Obstruir a irrigação de regiões ou tecidos, causando isquemias.
Os exames de Doppler Vascular são rápidos e seguros pois:
- duram menos de 30 minutos,
- são indolores e,
- não têm riscos ou contraindicações, por não serem invasivos, não usarem radiação ou contraste e não precisarem de preparo. São exames que utilizam ondas de som de alta frequência a fim de captar as imagens.
São vários os tipos de doppler vasculares, de acordo com o que o exame pode identificar.
Ecodoppler de Membro Inferior (Arterial e Venoso)
O Ecodoppler de Membro Inferior (Arterial e Venoso) é um doppler vascular que tem como objetivo encontrar coágulos no interior de veias da perna (trombos). Estes trombos podem se soltar para os pulmões, causando embolia pulmonar. Se diagnosticado a tempo, há tratamentos que podem impedir esta ocorrência.
Este exame é mais comumente realizado para avaliação de inchaço e dores nos membros inferiores, causados por varizes. As varizes são veias dilatadas, tortuosas e que podem apresentar comprometimento das válvulas existentes em seu interior, que facilitam o movimento do sangue na direção correta.
Em casos mais graves, podem surgir inchaço persistente nos pés, feridas nas pernas e alterações na coloração da pele. O exame é importante a fim de definir a indicação cirúrgica.
Agende pelo WhatsApp
61 3222-1978
Date:
dezembro 22, 2022