fbpx

Derma Star

Avaliação para Tratamento de Varizes

O que é varize?

As varizes, também conhecidas como varicosidades, ocorrem quando as veias aumentam, dilatam e se enchem de sangue.

As varizes geralmente aparecem inchadas e levantadas, e têm uma cor vermelho-azulada ou púrpura. Elas são muitas vezes dolorosas. Se faz necessário então, um exame para detectar varizes.

 

Fatores de risco de varizes

As varizes se desenvolvem por várias razões e os fatores de risco incluem:

  • idade;
  • histórico familiar;
  • gravidez;
  • obesidade;
  • reposição hormonal ou terapia contraceptiva;
  • permanecer sentado ou em pé por tempo prolongado e outros.

As pessoas sedentárias ou então que adotam os hábitos acima estão mais propensas a terem varizes e microvarizes. Porém as varizes também ocorrem por predisposição genética. Ou seja, você pode herdar em seus genes a tendência a ter varizes.

Outra causa comum para o aparecimento das varizes é a sobrecarga da região afetada. Também citamos como exemplo ficar longos períodos em pé.

Vale ressaltar que as gestantes também estão propensas a terem varizes por causa do retorno venoso dos membros inferiores. Isso acontece porque algumas veias que passam pela pelve são comprometidas pelo desenvolvimento do bebê no útero, consequentemente o retorno venoso é prejudicado. Esse é um dos mecanismos para que as gestantes desenvolvam varizes.

 

Qual a diferença entre microvarizes e varizes?

A diferença está no tamanho, ambas varizes e microvarizes surgem pela má circulação da região. Mas as microvarizes são veias menores com 1 a 2 milímetros de diâmetro, já as varizes são veias maiores com mais de 3 milímetros de diâmetro.

O que são as Microvarizes?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Microvarizes são vasos em um tamanho reduzido e dilatados. Porém, partindo para o lado mais científico, podemos entender que as microvarizes são vasos reduzidos que surgem em camadas superficiais de nossa pele. Vale ressaltar que devemos ficar atentos ao surgimento de microvarizes, pois pode ser um sinal para a futura aparição de varizes.

Como prevenir varizes?  

Existem algumas práticas que ajudam a prevenir as varizes, elas estão associadas às causas. Por exemplo: Se você passa muito tempo sentado ou em pé, pode usar meias elásticas. Mas antes siga as recomendações do seu Angiologista, ele conseguirá avaliar melhor o mecanismo que originou as varizes em você.

As meias elásticas ajudam as varizes? 

As meias elásticas ou meias de compressão são indicadas para pessoas com problemas na circulação sanguínea, que é o caso das pessoas que passam muito tempo em uma posição (sentado ou em pé).

Meias elásticas ajudam a melhorar o retorno dos vasos. Elas também previnem o surgimento de novas varizes.

As meias elásticas são conhecidas como meias de compressão, é importante ressaltar que elas não tratam as varizes, apenas atuam de forma preventiva. A meia é ideal para aquelas pessoas que trabalham muito tempo em uma posição só.

Meias elásticas para varizes 

É interessante que você passe antes por um angiologista para que ele indique a meia elástica. Dessa forma, seu médico irá te explicar com mais precisão o que acontece no seu caso e qual a origem das suas varizes.

De forma geral as meias para varizes são boas, pois para as pessoas com problema de retorno venoso. Ou seja, pessoas que trabalham longos períodos em uma posição só, as meias auxiliam na circulação.

Hábitos de vida

Algumas atitudes ajudam na melhora da circulação sanguínea e consequentemente no retorno venoso, elas são:

  • Atividade física
  • Controle do peso

Como falamos anteriormente alguns fatores de risco para surgimento das varizes são:

  • Obesidade
  • Sobrepeso
  • Sedentarismo

Por isso, é importante que você procure um médico para entender realmente qual é a causa por trás das microvarizes e varizes.

A reeducação alimentar é um fator de prevenção importante para essas pessoas com tendência a varizes.

Outra prevenção é se conscientizar, isso serve para quem passa muito tempo sentado ou em pé. Como já dito anteriormente, isso não favorece a circulação. Tudo depende da informação que você recebe e da orientação médica adequada.

As varizes dos membros inferiores, são veias dilatadas e tortuosas que aparecem nas pernas e coxas.

Em geral o diagnóstico das varizes é eminentemente clínico, ou seja, uma consulta com um especialista é o suficiente para se identificar se o paciente apresenta varizes ou não.

Porém existem situações em que o diagnóstico clínico é duvidoso e situações onde apesar do diagnóstico constatado, há necessidade de uma avaliação complementar.

 

Nestas condições, o exame mais indicado atualmente é o mapeamento com ultrassom com Doppler colorido.

 

No que consiste o ultrassom com Doppler colorido?

Trata-se de um exame complementar, e como o próprio nome diz, é um ultrassom, portanto um exame não invasivo, indolor e que não necessita de preparo do paciente para ser realizado. Este exame combina uma avaliação anatômica, ou seja, as estruturas são visualizadas quanto ao seu aspecto morfológico, e uma avaliação dinâmica do fluxo sanguíneo (pelo Doppler). Assim, é possível saber a localização da veia e se determinado vaso está obstruído, qual a direção e a velocidade do sangue na estrutura analisada; uma avaliação objetiva da circulação venosa das pernas.

Mas será que todas as pessoas que apresentam varizes realmente precisam do exame?

Não, nem todo mundo que apresenta varizes obrigatoriamente deve ser submetido ao exame.

Quando então está indicada a realização do ultrassom com Doppler colorido?

O médico geralmente deve solicitar o exame quando não há uma definição clara de que sintomas, como dor ou inchaço nas pernas, sejam causados por varizes, ou na programação de um tratamento cirúrgico quando se suspeita de problemas nas veias safenas (e a retirada das safenas ou um tratamento minimamente invasivo possa ser necessário. Outra indicação, é a avaliação de veias profundas, para excluir a presença de tromboses venosas, uma possível contra-indicação à retirada das safenas.

Em geral, pacientes com varizes nos membros inferiores sem sintomas ou com queixas eminentemente estéticas não necessitam do exame.

O cirurgião vascular é o mais indicado para avaliar a necessidade em solicitar o exame.

 

 

 

Agende pelo WhatsApp

61 3222-1978

Date: