fbpx

Derma Star

Tratamento de Doença Hemorroidária (Laser, ligadura elástica)

Hemorróidas: qual o melhor tratamento?

 

Hemorróidas: qual o melhor tratamento? Ligadura elástica, THD, PPH (grampeador) ou cirurgia convencional?

 

 

As hemorroidas estão entre os principais tabus quando o assunto é saúde. Essas dilatações de vasos sanguíneos ao redor do ânus ou do reto são, em grande parte, inofensivas, mas podem causar grande incômodo. No entanto, ainda que a busca por tratamento seja comum, muitos pacientes se sentem inseguros quanto ao método cirúrgico tradicional. A ligadura elástica surgiu, então, para oferecer mais conforto e eficácia no cuidado com as hemorroidas.

 

O que é ligadura elástica?

De acordo com o dr. Daniel Kushnir, proctologista da Medcenter, a ligadura elástica é um procedimento feito em consultório no qual é colocado um elástico na base no tecido hemorroidário, sem necessidade de aplicação de nenhum tipo de anestésico ou sedação.

 

Como é feito?

O tratamento com ligadura elástica é realizado em sessões – de uma a quatro, em média –, com intervalos de 30 a 40 dias entre cada procedimento. A ideia é interromper o fluxo sanguíneo arterial do tecido hemorroidário e, consequentemente, fazer um tratamento não operatório. É uma maneira de curar principalmente aquelas hemorroidas em que só ocorre sangramento e, em alguns casos, as maiores, em que acontece a saída do ânus (prolapso hemorroidário).

 

Quais os benefícios do procedimento?

Além de ser ambulatorial, sem necessidade de internação e sedação, por exemplo, a principal vantagem do tratamento por ligadura elástica é a rápida recuperação do paciente – é possível retornar às atividades normais do dia a dia em algumas horas, entre 8 e 12 horas após a consulta. Normalmente, é solicitado que a pessoa fique em casa e evite esforço físico no dia do procedimento, mas, no dia seguinte, poderá voltar à rotina normal.

 

Quais são as contraindicações?

O procedimento pode ser contraindicado nos pacientes que apresentam doença hemorroidária interna associada à externa. A ligadura elástica, na maioria das vezes, não trata a parte externa da hemorroida, que é o que incomoda muito os pacientes em grande parte dos casos. Portanto, não é indicada para as hemorroidas de graus 3 e 4.

Pacientes que apresentam hipertonia esfincteriana, condição na qual a musculatura do ânus é muito forte, também podem ser contraindicados para a ligadura elástica, pois o procedimento pode causar muita dor. Por isso, uma prévia avaliação médica é essencial para classificar cada caso.

 

Como é o tratamento de hemorroida a laser

O tratamento de hemorroida a laser foi descrito, pela primeira vez, em 2009 e consiste em uma técnica simples, minimamente invasiva e segura. Entretanto, algumas perguntas precisam ser feitas:

  1. Ela tem bons resultados de solução do problema?
  2. A dor pós-operatória é menor?

O princípio do tratamento consiste um uma pequena incisão (corte) na parte mais externa do mamilo hemorroidário (a “bolsinha” da hemorroida), utilizando um eletro cautério eletrônico. O paciente pode receber anestesia local, regional ou geral.

Posteriormente, a sonda laser é introduzida por esse orifício até a base mais interna do mamilo hemorroidário e inicia-se uma série de oito pulsos de energia, com intervalos de 1 segundo.

 

 

Laser cauteriza a hemorroida

Esse processo gera uma cauterização (“queimadura”) e coagulação do coxim vascular (“saquinho”), tratando a hemorroida doente. Esse procedimento é repetido em cada mamilo hemorroidário.

Esse tipo de operação é relativamente, simples e rápida, durando cerca de 20 minutos. Mas, como todo método de tratamento que exige mais instrumentos e recursos, os custos aumentam.

Como é um procedimento voltado para o tratamento interno das hemorroidas, os mamilos em que o componente externo é mais acentuado – e que não podem ser reduzidos espontaneamente ou com cuidados manuais – não são candidatos a esse método.

 

Estudos sobre tratamento de hemorroida a laser

Até pouco tempo atrás, um número pequeno de estudos com avaliação estatística, sobre tratamento de hemorroida a laser estavam disponíveis. Além disso, muitas das conclusões eram baseadas nas experiências dos cirurgiões.

Como é considerada o padrão ouro no tratamento da doença hemorroidária, a cirurgia convencional foi utilizada como comparativo. Os estudos também incluíram a Desmaterialização com Doppler (THD) como técnica minimamente invasiva alternativa.

 

 

Resultados sobre tratamento de hemorroida a laser

O resultado desses estudos foi que, apesar de a cirurgia convencional permanecer como método com maior índice de cura cirúrgica e prolongada para as hemorroidas, a hemorroidoplastia a laser alcançou bons resultados no tratamento, inclusive superando o resultado do uso do Doppler.

Outra constatação é que, no tratamento de hemorroida a laser, a dor no pós-operatório foi significativamente menor que em comparação com as outras duas operações, além de ter um índice de complicações muito baixo.

As pesquisas também avaliaram outro desfecho importante. A satisfação dos pacientes com todas as técnicas de cirurgia de hemorroida foi alta (maior de 90%), mesmo após um ano de procedimento.

Em outras palavras, isso sugere que uma taxa menor de resolutividade não tenha impactado a qualidade de vida dos pacientes submetidos às técnicas minimamente invasivas.

 

Laser é alternativa para hemorroidas, mas não é a única

Para concluir, a hemorroidoplastia a laser se mostra como um método minimamente invasivo – com baixo risco e baixa dor pós-operatória –, que pode ser realizado até com anestesia local e com bons e duradouros resultados.

Entretanto, vale ressaltar que o tratamento de hemorroidas a laser geralmente apresenta custo mais elevado que outras opções.

Além disso, essa técnica está contraindicada em alguns tipos de hemorroidas.

 

 

Dicas para aliviar o desconforto e curar mais rápido

Converse com seu médico na consulta depois do parto, ou com a enfermagem, sobre o que pode usar e fazer para aliviar os sintomas. Geralmente, a hemorroida depois do parto se cura sozinha, tomando estes cuidados:

  1. Faça uma dieta para hemorroidas, caprichando nos cereais integrais, frutas com casca, legumes, oleaginosas, sementes e muita água.
  2. Quando sentir vontade de fazer cocô, não adie. Se segurar, as fezes ficam mais difíceis de serem eliminadas, aumentando o desconforto e podendo piorar a hemorroida.
  3.  Faça banhos de assento. Coloque água morna em uma bacia grande e limpa, depois se sente (sem roupas) nessa água por uns 20 minutos, no máximo. O contato da água morna com a região anal traz alívio do inchaço e da dor.
  4. Use uma pomada para hemorroida indicada pelo seu médico. As pomadas ajudam a diminuir o tamanho da hemorroida e alivia a dor rapidamente.
  5. Evite usar papel higiênico comum. O ideal é sempre lavar o ânus com água e sabonete neutro depois de evacuar, ou então usar lenços umedecidos.
  6. Não levante nem carregue peso se estiver com hemorroidas ou se já tratou, mas quer evitar que elas reapareçam.
  7. Enquanto estiver em casa, sempre que for se sentar no sofá ou em uma cadeira, pode usar uma almofada em forma de aro, que vai impedir a região anal de encostar no assento.

 

 

 

 

Agende pelo WhatsApp

61 3222-1978

 

Date:
Categories: